Cultivando Saberes

O papel social do projeto

Levar para os territórios a oportunidade do aprendizado e apoiar o resgate dos saberes locais. Respeitando e valorizando a multiculturalidade e reconhecendo como instrumento de construção social. 

 

O território

O Distrito Agrícola do Rio do Ouro, Município de Magé/RJ, possui assentamentos rurais do ITERJ e INCRA. Nele encontramos produção de alimentos que abastece não só a Cidade de Magé como as cidades vizinhas. Ainda encontramos no Distrito Agrícola uma parcela significativa de pessoas que não puderam dar continuidade ao seus estudos, com baixo nível de escolaridade, abandonando a escola ainda em séries primárias. No entanto, esses cidadãos não perderam o sonho da alfabetização, da escrita e da leitura. Um sonho garantido pela nossa Constituição. Não são cidadãos com páginas em branco, possui uma vasta leitura de mundo – parafraseando Freire.

É nessa vasta leitura que encontramos uma rica cultura que é passada oralmente às gerações. O cuidado com a terra, a forma de plantio, o trabalho manual, o conhecimento das plantas medicinais. Uma biblioteca em cada núcleo familiar que se expande pelos quintais, pelas ruas pulverizando o território. Elas e eles  querem ler e escrever as suas próprias histórias, seus conhecimentos e deixar registrado a sua leitura de mundo.

O Cultivando Saberes promove  a alfabetização de jovens e adultos. O projeto teve início em março de 2023, conforme planejado em dezembro do ano anterior, e está sendo realizado fisicamente na Associação de Moradores do Bairro de Pau Grande – Magé/RJ. A metodologia utilizada está baseada na Educação Popular – respeito, diálogo, solidariedade e transformação social -, resgatando o sonho da escrita e da leitura. Os alunos também são orientados para o Exame Nacional para a Certificação de Competência de Jovens e Adultos (ENCCEJA). Para auxiliar e fortalecer a caminhada, os alunos recebem orientação remota, principalmente para aqueles que possuem dificuldades para comparecer nos horários das aulas presenciais.

O próximo passo será a oferta de monitoria a portas abertas. Um espaço em que teremos professores ao longo do dia para que os alunos  do Distrito Agrícola consigam fazer seus horários para alavancar seus estudos.

Viver o cotidiano é aprender culturalmente!