PROJETO ESPAÇO NÃO FORMAL DE EDUCAÇÃO
A utilização de áreas naturais como os espaços não formais de educação por professores é um instrumento que potencializa o conteúdo trabalhado. Os espaços não formais de educação são vistos como ambientes estimuladores, proporcionando um despertar no aluno para a sua curiosidade, a novos questionamentos e a formulação de hipóteses. Vale ressaltar que esses momentos extraclasses não devem ser uma atividade isolada e sim, a oportunidade de se trabalhar de forma menos abstrata os conteúdos curriculares (COSTA e SIQUEIRA, 2020).
O IPER oferece atividades em espaço não formal de educação em parceria com o Sítio Xaraies recebendo alunos do Ensino Fundamental (EF), Ensino Médio (EM) e Ensino Superior (ES).
O Xaraies é uma propriedade agroflorestal situada no Distrito Agrícola do Rio do Ouro, abraça alunos de Graduação em Ciências Biológicas da UAB/Cederj/Cecierj desde o período 2015 e contando com a participação de alunos da disciplina de Extensão.
Levar alunas e aluno a um espaço não formal de educação permite que os mesmos experimentem um contato maior com a natureza e consiga interligar os conteúdos curriculares a essa experiência. Não esquecendo das professoras/or que terão a oportunidade de usar a sua criatividade de acordo com os conteúdos trabalhados.
Os objetivos do Projeto Espaço Não Formal de Educação
- Criação de um espaço não formal de educação que promova a interação com as instituições de ensino público e privado (fundamental, médio, superior, técnico) e a sociedade local que vive e/ou utiliza os espaços desse importante bioma: a Mata Atlântica. Sendo, dos 100% do bioma original restam cerca de 37% de áreas com graus diferenciados de conservação.
- Contribuir, trabalhando localmente, para o alcance dos ODS, em particular com os objetivos de nº 3, 4, 8, 10, 11, 13, 15 e 17.
- Difundir a importância dessa região. Contextualizar a questão hídrica e ressaltar a importância do saneamento básico (rural e urbano). ODS interligados: esse objetivo pode contribuir para alcançar os de nº 6, 7, 12, 13, 14, 15.