Tecnologias Sociais - Projeto Dando as mãos para o Saneamento
O Projeto Dando as mãos para o Saneamento – Magé/RJ, consiste em impulsionar o Desenvolvimento Socioambiental nas propriedades rurais do Distrito Agrícola do Rio do Ouro, Magé-RJ, por meio de implantação de Tecnologias Sociais e sustentáveis para o esgoto doméstico, uma iniciativa que compactua com a Lei 12.305/2012 e o Plano Nacional de Saneamento Rural – PNSR (2019).
Desde 2018, o IPER vem atuando, primeiramente como um coletivo e atualmente como pessoa jurídica no bairro Parque dos Artistas, Distrito Agrícola do Rio do Ouro e em dois assentamentos de pequenos produtores rurais: o da Cachoeira Grande e o da Vala Preta. Trabalhando com educação, em suas diversas modalidades, em propriedades rurais como espaço não formal de educação de modo a valorizar os saberes locais, e de modo prático vem implantando fossas fermentadoras em propriedades periurbanas e dentro da zona rural. Sempre pensando na biodiversidade, na qualidade do solo, na segurança alimentar e na defesa das águas superficiais e subterrâneas.
Foram cinco fossas fermentadoras instaladas próximo às residências, com objetivo de eliminar as valas negras com materiais orgânicos sem nenhum tratamento, algo que polui as águas de superfície e contamina trabalhadoras e trabalhadores do campo, animais domésticos e silvestres e dissemina doenças de veiculação hídrica. Todas as cinco fossas estão funcionando dentro do esperado e cumprindo o papel de câmara de retenção de sólidos que fermentam e decompõem os resíduos oriundos da bacia sanitária. Dois filtros são instalados após a câmara de retenção que permite a filtragem lenta e gradual das águas residuais, com formação de um biofilme nos elementos de filtro onde a água circula.
O que se busca neste projeto é implementação e multiplicação de uma tecnologia acessível, de baixo custo, e que a própria população poderá reproduzir. Dessa forma também estaremos capacitando aqueles que desejam multiplicar essa tecnologia com autonomia. O que dará, de certa forma, uma propagação da iniciativa em favor da saúde humana, do solo e das águas. A iniciativa promove o pensar sobre a questão ambiental e suas desigualdades.