BACIAS HIDROGRÁFICAS PERTENCENTES A RH V DA BAÍA DE GUANABARA: QUALIDADE DOS RIOS NO MUNICÍPIO DE MAGÉ/RJ
Gerlaine S.Costa, 2020.
Saúde Ambiental e Conservação de Biodiversidade
PARNASO- ICMBio
Os principais rios do Município de Magé nascem na região serrana e deságuam na Baía de Guanabara.
Os principais rios do Município de Magé nascem na região serrana e deságuam na Baía de Guanabara.
A pesquisa foi pautada em uma Revisão bibliográfica que analisou características, qualidade e ocupação próximas das Bacias Hidrográficas, Laut et al. (2007), Sachetto (2012) e Rosa (2018).
Os boletins do INEA, com os dados de 2015 a 2019.
O Rio Roncador, segundo Sachetto (2012) no período de 1986 a 1995 possuía um índice de qualidade regular e entre 1996 a 2005 alternou para um índice entre regular e ruim. Para esse mesmo rio, a partir de 2006 a 2010 os índices permaneceram em ruim, segundo os parâmetros da Resolução CONAMA 357/05.
Laut et al. (2007) encontrou índice de processo de eutrofização no sedimento do estuário do rio Suruí e o maior valor de carbono bacteriano encontrado dentro da Região da Baía de Guanabara. Segundo o autor, essa característica pode ser resultado da proximidade com o manguezal.
Outras contribuições para atual situação das Bacias Hidrográficas do Município de Magé
Redes de esgoto mistas
(rede pluvial + rede de esgoto doméstico);
O município possui apenas duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE).
Conclusão
Por esse cenário, o contínuo monitoramento e sua divulgação se faz necessário para a conscientização da população local e apontamento para as políticas públicas. Simultaneamente, deve-se buscar projetos que envolvam as comunidades locais para que se tornem agentes de transformação colaborando para um desenvolvimento sustentável dos seus territórios. Precisamos realizar transformações locais unidas em elos para alcançarmos uma sustentabilidade global.